sábado, 1 de novembro de 2008

Marketing Tribal

O marketing tribal é uma forma de marketing que aposta na criação de grupos com interesses comuns.A marca aposta num consumidor "inovador" ou"adoptante inicial" para influenciar o grupo de relacionamento pois este irátransmitir as suas vantagens.Com a internet as pessoas ficam próximas da empresa que pretende vender os seus produtos e esta até destaca alguns profissionais para interagir com os potenciais consumidores.Assim se vai formando uma "tribo" ou comunidade com interesses e desejos identicos, oferecendo e desenvolvendo produtos que correspondem aos desejos e necessidades destes consumidores.
É através desta técnica que avaliamos qual o grau de ligação emocional entre os consumidores e os produtos ou marcas.
A Sumol criou o grupo dos "sumólicos", a Nokia a comunidade de jogadores on-line com a N-Gage e os clubes de futebol com os Kits do clube para os quais já estão todos ligados pela emoção de pertencer a esse a esse clube.
Como afirma Luis Rasquilha prof. universitário e Director de MKT do INP:"O marketing tribal surge com o intuito de fortalecer os laços existentes com o consumidor. O consumo torna-se agora algo de especial, com um cunho acima de tudo, emocional. O marketing tribal preocupa-se então em explorar o lado sentimental/emocional dos seus clientes ao invés do lado racional até agora mais utilizado e motivo de interesse".
Nesta técnica são relevantes os critérios psico-gráficos em detrimento dos sócio-demográficos pois a preocupação principal deve ser a personaliade, as motivações e os sentimentos do público-alvo
A grande desvantagem é o adoptante inicial ser pouco persuasivo ou não estar dotado de meios para a divulgação do produto.
http://comunicacaomarketing.blogspot.com

2 comentários:

Ana Paula Cruz disse...

Cá estou, mas só para um alô e não ainda um comentário oficial. Em todo o caso, aconselho a leitura do briefing deste trabalho, deixado no Moodle: Definição (corroborado por pessoas/citações de referência no sector de mkt e comunicação), vantagens e desvantagens e exemplos (descrições e imagens).
Bom trabalho.

Ana Paula Cruz disse...

Ambas as técnicas apresentadas, absolutamente insuficientes face ao pedido que recordo:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação.
Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.

Recordo ainda que estamos em avaliação contínua e que portanto... estou a avaliar o que está... Melhore os posts reeditando-os e respondendo de forma completa ao briefing.