domingo, 25 de janeiro de 2009

Endomarketing
Esta técnica pode ser definida como capacidade que uma empresa tem de comunicar a sua Visão, Estratégia, Valores e Objectivos aos seus funcionários de maneira a envolvê-los para que possam transmitir com empenho e determinação ao seus clientes e potenciais clentes."um funcionário treinado, motivado e satisfeito com a organização, entende a importância do cliente externo conseguindo dessa forma propiciar produtos e serviços com qualidade" (Cerqueira 2005).
Segundo Kotler “De facto, marketing interno deve vir antes de marketing externo. Não faz sentido a empresa prometer serviço excelente antes dos seus funcionários estarem preparados para isso.” - KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do milénio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Para Cerqueira (2005, p.51), marketing interno pode ser entendido como “projectos e acções que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento adequado das suas diversas tecnologias".
Para Brum (2000, p.34) "no endomarketing, o cliente interno é tratado como o primeiro cliente da empresa e por isso, os esforços são direccionados, primeiramente a eles, enquanto no marketing interno, o principal foco é o cliente externo!"
As empresas socialmente responsáveis levam vantagem pois conseguem comprometer os seus quadros e ao memo tempo fidelizam-nos tornando mais dificil a sua saída para a concorrencia.

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