domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Relacional e one-2-one

Esta é uma técnica que inverte o convencional e tenta criar um produto que incorpore a personalidade do consumidor. A empresa ausculta o mercado ou os consumidores e tenta ir ao encontro das suas necessidades.

O objectivo é "customizar o produto para aquele cliente específico" como afirma o Prof. Rafael Mauricio Menshhein e que dá como exemplo o "tuning" nos carros em que estes incorporam claramente a personalidade do consumidor.

Desta maneira a empresa fideliza o consumidor e estabelece uma inter-relação com ele correspondendo aos seus desejos e necessidades.
Peppers e Rogers (1994) ditaram a máxima de que no futuro “[...] em vez da concorrência comercial será a fatia de clientes – um cliente de cada vez”. O objetivo é vender vários produtos a um cliente em vez de vender alguns produtos a muitos clientes e assim desenvolver relacionamentos perenes com o clientes e avaliando o valor futuro de cada um dos clientes
PEPPERS, D.; Rogers, M. Marketing um a um: Marketing individualizado na era do cliente. Editora Campus, 1994.

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